quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Encantos do Ceará - Literatura de Cordel

A literatura de cordel, trazida pelos europeus ao Brasil, fincou suas raízes entre o povo do nordeste, que passou a ser o maior consumidor desse tipo de leitura.
Os temas abordados giram em torno da cultura nordestina: narrativas sobre os homens do sertão, contos do folclore popular, aventuras do cangaceiro Lampião, histórias que passaram de pai pra filho. Tudo em forma de poema e versinhos que são declamados com emoção e expressividade.
Assistir o espetáculo do grupo Conte Lá Qu'eu Conto Cá, todo baseado em contos da literatura de cordel, foi um mergulho nos tempos de infância, nas histórias dos nossos avós. Mesmo que nunca tivéssemos ouvido exatamente aquelas histórias, bem típicas da cultura cearense, mas a atmosfera do momento era a mesma.

Poemas cadenciados numa métrica encantadora e envolvente. Muitas cores e um figurino simples, mas que diverte só de olhar. Caras pintadas com expressões lúdicas e movimentos que hipnotizam os olhos.
O ar romântico está sempre presente nas roupas das donzelas que vestem muito floral e estampas de xadrez com tons de rosa ou aguados. Alguns patchworks e muitas aplicações de elementos como flores ou lacinhos de tecido para dar um ar ainda maior de feminilidade e pureza a algumas personagens. Os rapazes usam sandálias de couro nos pés, como típicos nordestinos, chapéu de palha na cabeça para proteger do sol e bastante patchwork em tons vibrantes e alegres.


A mistura de cores e elementos remete a um universo onírico e mágico. Prende a atenção e faz qualquer um viajar num mundo de sonhos e muita saudade dos tempos de antigamente, das brincadeiras de roda, da imaginação fértil de criança que fantasia suas histórias, colorindo os pensamentos sem medo do "faz-de-conta".

Renda de Bilro de Florianópolis

A renda de bilro também é comum na cultura catarinense.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

As fachadas de Floripa



Mirando La Conceición - la continuación

Depois da Serra das 7 Curvas uma pausa para as fotos. Foto tirada pelo taxista.

A Ponte Hercílio Luz teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. O comprimento total é de 819,471 metros.
Ao anoitecer ele fica completamente iluminada, podendo ser vista do avião e atraindo os olhares dos turistas.

Pacha - a balada de Floripa


A casa noturna com o propósito de mudar o conceito de diversão.
Criada em 1967, da idéia do catalão Ricardo Urgell. Hoje podemos encontrar 20 estabelecimentos pelo mundo - sendo um deles em Florianópolis.
Uma mega estrutura, com espaço para até 12.000 pessoas, ambiente refrigerado, decoração ousada e um enorme número de funcionários.
Na nossa visita à "grande cereja" conseguimos clicar - na encolha - alguns looks que coloriam o lugar. Em uma balada rica como essa não pode faltar gente bonita e bem arrumada.

O espanhol veio curtir a night de Jurerê Internacional com um grupo de amigos e não se importou em ser clicado por nós. Atenção para a pólo que ele usava: pólo com abotoamento frontal ao longo da peça.

Todos bem arrumados para o inicio da balada. Os babados do vestido na ponta esquerda são uma ótima dica para o tecido plano.

O look despojado, mas ainda sim arrumado, valoriza a morena e permite uma noite confortável. Detalhe da sainha jeans - ótimo para o jeans e sarja feminino.

O shortinho estampado em viscose é ótimo para o verão. Os zíperes das costas fazem a diferença na modelagem da peça.

O casal super simpático apostou em cores sóbrias. A camisa de malha dele é uma boa para o segmento masculino. Parece uma sobreposição de duas peças, mas na verdade a parte interna é pura ilusão.

As cores e o modelo deixam o visual moderno e ótimo para aguentar uma noite de verão.

O listrado em flamê com cores escuras deixou a peça com cara de noite. A estampa do surfista é uma tesoura toda enrolada com linhas emaranhadas.

Excelente combinação de cores na gola V. Uma nova possibilidade de listrado na peça cinza. O estilo Redley prevalece na pista.

O tomara-que-caia chamou a atenção pela estrutura do bojo. Já na peça dele, a localização da estampa possibilita uma novidade no design da peça básica.

O casal se conheceu na hora. Os dois são modelos e sabem como fazer uma roupa "funcionar" bem.

Em todo o evento vimos as mais bonitas peças, mas pela estrutura do ambiente (segurança triplicada) não tivemos a liberação para a abordagem de mais pessoas sem que nos explanássemos para a gerência do lugar. Todos que aceitaram participar das fotos foram muito simpáticos e cientes da nossa "missão impossível" dentro da Pacha.
O resultado final foi positivo: muitos looks, muitos clicks e um noite de Pachá.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Oh Linda!


Um homem acompanhado de sua esposa apreciava essa encantadora vista até que uma LINDA índia passou, para não constranger sua esposa ele gritou:
" Oh Linda Vista!"
Daí Surgiu o nome da Cidade.

Vista da Cidade Alta

Thiaguinho deu uma pausa para pintar a vista do alto de Olinda enquanto eu e Thaizinha nos preparávamos para o Maracatu!

Arvore Flutuante


Semelhanças?
Acima, A árvore de recife, no rio Capibaribe, feita com mais de 200 mil CDs e DVDs piratas apreendidos.
Na foto de baixo, a nossa árvore da lagoa Rodrigo de Freitas iluminada.

Piscinas Naturais

Texturas do fundo das Piscinas Naturais!

Cores


Um pouco das cores que a gente viu bastante em Porto de Galinhas, Recife Antigo e Olinda.

Igreja do Convento de Santo Antônio do Carmo


Olinda, Pernambuco.

É a mais antiga da Ordem Carmelita no Brasil, datada de 1588. O Convento foi demolido no início do século passado. No 1º andar, está instalada a Regional de Olinda do IPHAN · Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Na frente dela montaram o maior presépio do Brasil.

Convento de Nossa Senhora do Carmo


A basílica foi construída em 1687 e possui traços barrocos. No altar dourado, a imagem da padroeira Nossa Senhora do Carmo, em tamanho natural, se destaca. O altar principal abriga valiosas coroas de ouro e pedras preciosas. Foi neste convento que Frei Caneca ordenou-se sacerdote.

Desculpe a qualidade da foto mas no local so podia fotos sem flash !

Encantos do Ceará - O Forró

O forró é o ritmo oficial do Ceará. Os artistas mais badalados, as casas mais lotadas, são de forró.
O Bar do Pirata figura como lugar de referência aqui em Fortaleza. Forró pé-de-serra, quadrilha, xote e tudo mais.
A noite começa animada ao som da Banda Pirata e logo em seguida, um bando de cangaceiros caracterizados invade a pista, com suas donzelas. É a quadrilha do Zé Testinha, uma tradicional quadrilha de cangaceiros que contagia todos os que estão no local. Convidando o publico para participar da quadrilha.
Os cangaceiros vestem muito couro e tecidos naturais, usam camisas xadrez de manga longa, sandálias nos pés e chapéu na cabeça para proteger do sol forte do sertão. Usam bolsas fortes, onde carregam sua alimentação e a alimentação de suas espingardas que estão sempre à mão. As donzelas, vestem estampas multicoloridas em vestidos românticos, muito patchwork e rendas nos acabamentos. As saias são rodadas, pois os vestidos de quadrilha precisam ter um bom movimento.
A noite segue animada e não tem hora pra acabar. A semana em Fortaleza já começa arretada!



Artes Sustentáveis!


Amor em pedaços!

 Algumas instituições aqui na bahia conseguiram tranformar jovens que pichavam muros, fachadas em grande artistas suntentáveis! A arte chamada ''amor em pedaços'' utiliza restos de azulejos como ferramenta para lindas obras artísticas! Por toda cidade podemos ver obras desses artistas, até em fachadas de condomínios de lúxo.

Encantos do Ceará - Praia do Futuro

A Praia do Futuro é uma das mais bem equipadas da orla de Fortaleza. Com quiosques/restaurantes famosos e bem frequantados. Turistas de todas as partes podem ser vistos saboreando pratos típicos ou frutos do mar muito bem preparados.
Barracas feitas de palha se espalham por toda a praia. Lá, pode-se alugar de tudo, desde raquetes de frescobol até canoas e pranchas, passando por almofadas enormes para deitar na areia ou espreguiçadeiras para relaxar.


Ao mesmo tempo que curte o barulho do mar, você pode relaxar e receber 1h de massagem, com drenagem linfática e limpeza facial, por R$ 20,00!!
Ambulantes de todos os gêneros se movimentam pela praia sem parar. É certo ser abordado por dezena deles, que vendem de tudo o que posamos imaginar.
Uma pena que o dia nublado não revelou totalmente e beleza do lugar.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Os manéis manezinhos





Por ter sido colonizada por portugueses, Florianópolis tem um pé fincado na cultura açoriana.

Floripa texturizado




Encantos do Ceará - Dragão do Mar

O Centro Cultural Dragão do Mar é enooooorme! Impressionante como aquele lugar é grande.
Num dos pontos onde estão concentrados a maioria das opções de entretenimentos da cidade de Fortaleza (à exceção das praias), como bares, restaurantes e boates, o Centro Cultural Dragão do Mar oferece Teatros, Cinema, Galerias de Arte, Planetário e vários ambientes alternativos como por exemplo um espaço coberto onde as pessoas relaxam deitadas no chão. Sim, a gente se assustou ao chegar e ver um monte de gente deitada no chão de granito, bem ali, do lado de fora do prédio principal do Centro Cultural. Mas é isso mesmo, habitual ponto de descanso aqele ali rs
O espaço tem esse nome em homenagem a Francisco José do Nascimento, jangadeiro conhecido como Dragão do Mar e que foi lider do movimento abolicionista cearense.
Vale à pena, para quem vem a Fortaleza, conferir o CCDM.


                                                           Entrada do CCDM


                                                        Planetário do CCDM


                                                Estátua do Dragão do Mar

Catedral de Nossa Senhora do Desterro



Cena da perigrinação do menino Jesus e seus pais - realismo impressionante no entalhe das esculturas.



Combinações de cores ousadíssimas - a luz só acentua o contraste e complementa a arte.

Encantos do Ceará - O Humor do Cearense

IMpossível não comentar. O Cearense parece que nasceu para o Humor. Tom Cavalcante, Tiririca, Chico Anísio e Renato Aragão não me deixam mentir rs...
Do aeroporto ao hotel o que mais se vê pala cidade são outdoors de eventos humorísticos. Os artistas do humor cearense estão nas TVs, nos restaurates, nos teatros e nos quiosques da praia. Estão por toda a parte! Até mesmo dirigindo taxis, atendendo em padarias e mercados, na recepção dos hotéis ou comercializando seus produtos nas areias das praias... Parece que todo cearense tem uma veia cômica. Fazem piada e tiram sarro de tudo. São do tipo que não perde a piada.

                                                Propaganda de show de humor
Nós, é claro, fomos conferir uma das programações mais disputadas pelo povo aqui de Fortaleza, um show de humor. Nos divertimos muito e constatamos: o cearense sabe fazer a gente rir.



 
Humorista caracterizado de Roberto Carlos no show "Elas Cansam Roberto"



Humorista caracterizado de Alcione no show "elas Cansam Roberto"