domingo, 12 de dezembro de 2010

Encantos de Fortaleza - A Culinária

Vir à Fortaleza e não experimentar a Carne de Sol e o Baião de Dois é como "ir a Roma e não ver o Papa".
Típicos pratos da culinária Cearense, são também os mais requisitados pelos turistas que vêm de toda parte.
O Baião de dois consiste da simples mistura de arroz e feijão, mas é claro... com um toque todo especial que só a cultura cearense soube dar, acrescentando além de carne seca desfiada, outros ingrediemtes especiais e que dão um sabor único ao prato. Nós adoramos!
A Carne de Sol é tipicamente consumida em todo o nordeste. A que experimentamos aqui, acredito eu, não deve deixar a desejar a nenhuma outra. Ótimo tempero, macia e muito saborosa.
Inclusive, esse foi um aspecto muito interessante que nós observamos aqui. Tudo que é de comer, é muito saboroso, muio bem feito, desde um doce artesanal de feira, passando por um sorvete caseiro vendido na rua, até uma refeição em um restaurante bacana. Deu pra perceber que o nordestino (ou o Cearense, no caso) tem um talento todo especial quando se trata de culinária.
No Sábado, visitamos o Centro das Tapioqueiras. É uma espécie de Centro Gastronômico todo dedicado à Tapioca. Onde vários boxes produzem a tapioca, cada um com suas peculiaridades e sabores diversos. Ali pode-se acompanhar o passo-a-passo do preparo, pois as tapioqueiras fazem tudo às vistas de todos.
Sabemos que a tapioca é também apreciada em praticamente todo o nordeste, mas, segundo os cearenses, aqui, ela tem um detalhe que a diferencia das tapiocas dos outros Estados: aqui no Ceará ela é redonda rsrs.
Enfim, a comida aqui no Ceará é boa demaaais!
                                Carne de sol com baião de dois


                                O preparo da tapioca do Toró

Nenhum comentário:

Postar um comentário